O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, conhecido como “El Loco”, tem uma trajetória marcada por episódios curiosos e inusitados. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. O resultado pode classificar o Uruguai ou eliminá-lo do torneio.
Antes de ser treinador, Bielsa foi zagueiro e jogou no Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, até se aposentar no início dos anos 1980. Como técnico, seu primeiro clube foi o Newell’s Old Boys, onde começou a construir sua fama de excêntrico.
No início dos anos 1990, no Newell’s, sua equipe perdeu de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores. Torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. Ele apareceu na porta com uma granada e ameaçou retirar o pino se eles não fossem embora. O time chegou à final do torneio, perdendo para o São Paulo. Bielsa conquistou o campeonato argentino duas vezes pelo clube, que rebatizou seu estádio com o nome do treinador.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa fez os jogadores recolherem lixo e limparem o centro de treinamento por três horas. A ideia era mostrar o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para os jogos.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário na segunda divisão inglesa. Bielsa assumiu a responsabilidade em uma entrevista coletiva e admitiu que espionava todos os adversários da competição. O Leeds foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Em outra ocasião, durante um jogo contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O Leeds havia feito um gol quando um jogador do Villa estava caído. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso à primeira divisão naquele ano. O acesso veio em 2020, após 16 anos.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. No dia seguinte, ele disse em entrevista coletiva que havia se autodenunciado à polícia pelo ocorrido.
Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube, mostrando que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o descumprimento de uma promessa da diretoria de contratar reforços.
