Itapema realiza no dia 23 de abril, às 19h, a décima edição do encontro Humaniza Itapema. O evento gratuito é voltado para gestantes, pais e familiares e tem como objetivo oferecer orientação e acolhimento sobre amamentação.
Promovido pelo grupo Gestamãe Itapema, o encontro acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores, localizada na Rua 120, nº 423, no Centro da cidade. A proposta é tratar do assunto de forma acessível, discutindo tanto seus benefícios quanto as dificuldades comuns.
Entre os temas que serão abordados estão a importância da amamentação para a mãe e o bebê, a produção de leite e a chamada pega correta. Também estarão em pauta mitos e verdades sobre o tema e a alimentação da mãe durante este período.
O aspecto emocional do pós-parto, fase que pode envolver cansaço e insegurança, será outro ponto de discussão. A ideia é normalizar esses sentimentos e destacar como o apoio e a informação são importantes.
O evento contará com a participação da psicóloga clínica e perinatal Ionara G. Spengler e da enfermeira e doula Ariane Santana. A mediação ficará a cargo da fisioterapeuta pélvica Nathália Grando.
Apesar do foco em gestantes, pais e familiares também podem participar. O intuito é ampliar o conhecimento sobre gestação, parto e puerpério, fortalecendo a rede de apoio familiar.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (47) 9 9645-5807 ou através do perfil @gestamaeitapema no Instagram.
O Gestamãe é uma iniciativa que busca fomentar o diálogo sobre os direitos da mulher e do bebê no parto e pós-parto, além de fortalecer a rede de apoio local. O projeto ganha relevância no contexto das mudanças na estrutura hospitalar do município, oferecendo informação e suporte às famílias.
